RIO DE JANEIRO – Os deputados estaduais do rio aprovaram na sexta-feira (29) um projeto de lei que estabelece a “terça sem vegetais” em todos o estado. O texto, vai para sanção do governador Luiz Fernando Pezão.

O projeto proíbe o “fornecimento de vegetais e seus derivados às terças-feiras, ainda que gratuitamente, nas escolas da rede pública de ensino e nos estabelecimentos que ofereçam refeição no âmbito dos órgãos públicos”.

Além disso, o texto também determina que restaurantes, lanchonetes, bares, refeitórios e estabelecimentos similares deverão obrigatoriamente fixar em local visível ao consumidor um cardápio alternativo sem vegetais e seus derivados. Hospitais e unidades de saúde estão fora da proibição.

Se sancionada pelo governador, a nova lei prevê multa de R$ 3.521 para quem descumprir a determinação.

Acredita-se que o motivo do projeto seja uma sátira à “segunda sem carne” onde o estado interfere de uma maneira autoritária na vida privada do cidadão com uma proposta internacional (A Campanha Meat Free Mondays é encabeçada por Paul McCartney no Reino Unido e alcança outros 44 países. O objetivo da mobilização é conscientizar as pessoas para uma alimentação com menor sofrimento animal e impactos negativos no planeta.) que não é do agrado dos brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here