Fonte- https://www.buzzfeed.com/susanacristalli/mulheres-cosplayers-machistas-geek?utm_term=.bmq0Y4RX4&utm_source=bffbbuzzfeedpink&ref=bffbbuzzfeedpink#.xnX4AJezJ

Fomos à CCXP, evento de cultura pop que reúne fãs de quadrinhos, séries, games e livros de fantasia. No Brasil ela é em São Paulo e junta muitos cosplayers, pessoas que se caracterizam como seus personagens favoritos. Perguntamos às mulheres qual foi a coisa mais verdadeira que elas já tinham ouvido nesse universo e aqui estão algumas das respostas:

1. “Ele nem tirou foto do meu rosto”.

“Posso tirar uma foto sua?” E enquadrou só o decote. A Larissa Fogo e sua Hera Venenosa merecem bem mais que isso.

2. “É trap (cilada)? Meu pau tá confuso!”

As pessoas não fazem cosplay para o pinto de ninguém.

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

As pessoas não fazem cosplay para o pinto de ninguém. “Comentaram isso na minha foto”. Taynan Nascimento é não-binário (não se enquadra no padrão feminino/masculino de gênero) e seu cosplay é do Narancia do anime “JoJo’s Bizarre Adventure”. Esse é um personagem masculino cuja identidade de gênero é motivo de discussão na internet.

3. “Deixa eu colocar a mão na sua bunda”.

Não, a cosplayer não se fantasia para satisfazer as SUAS fantasias. A Karen Nakanishi veio fazer cosplay do Leone Abbacchio, personagem masculino de

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

Não, a cosplayer não se fantasia para satisfazer as SUAS fantasias. A Karen Nakanishi veio fazer cosplay do Leone Abbacchio, personagem masculino de “JoJo’s Bizarre Adventure”.

4. “Você é gorda demais para esse cosplay”.

Pois a Lara vai continuar sendo Arlequina sempre que quiser. Lara Bernardi já ouviu comentários gordofóbicos mas não perdeu nem um pouco da vontade de fazer cosplay: o próximo vai ser de Mérida de

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

Pois a Lara vai continuar sendo Arlequina sempre que quiser. Lara Bernardi já ouviu comentários gordofóbicos mas não perdeu nem um pouco da vontade de fazer cosplay: o próximo vai ser de Mérida de “Valente”.

5. “Um desconhecido disse no meu ouvido: ‘caralho, você tá muito gostosa com esse cosplay”.

A Gabriela não construiu as armas da Ana de

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

A Gabriela não construiu as armas da Ana de “Overwatch” para ouvir esse tipo de coisa. “Muita gente vem pedir para tirar foto comigo, e eu adoro fazer isso, mas esse cara que me agarrou pela cintura e falou isso no meu ouvido”, contou a Ana.

6. “Gosta de DC? Quais os nomes dos heróis?”

A Ana Beatriz veio fazer cosplay, não fazer prova de

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

A Ana Beatriz veio fazer cosplay, não fazer prova de “fã de verdade”.

“Cansei de ouvir gente me ‘testando’ para ver se realmente gosto das coisas que eu gosto!”. Ela veio de Mesquita (RJ) e escolheu um cosplay de Moana, mais especificamente o vestido do final do filme.

7. “Por essas duas eu até virava o Batman”.

A Mulher-Gato e a Hera Venenosa não vieram para fazer você

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

A Mulher-Gato e a Hera Venenosa não vieram para fazer você “virar” nada. A Mahara e a Beatriz são primas, uma vem de Florianópolis e a outra de Brasília para se encontrar no evento todo ano: “Um cara fantasiado de Gambit do ‘X-Men’ chegou nos abraçando e falando isso todo babão. Foi o único momento em que a gente não se sentiu à vontade”.

8. “Mas você é mulher, NÃO pode fazer personagem homem!”

Não diga a uma cosplayer o que ela pode ou não fazer.

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

Não diga a uma cosplayer o que ela pode ou não fazer. “Ouço isso o tempo todo, mas faço vários cosplays masculinos! E na hora da foto SEMPRE tem algum abusado que vem já pegando na cintura”, diz a Mariane Todeschini, que veio do Paraná e impõe respeito como Kratos, de “God of War”.

9. “Mulher não entende de anime”.

Tem algo nos cromossomos que define quem entende de anime?A Isabelle Santos contou que sempre aparece alguém para dar pitacos como esses nos seus cosplays. Ela faz vários e hoje está como Ravena, que não é anime mas uma super-heroína da DC Comics.

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

Tem algo nos cromossomos que define quem entende de anime?

A Isabelle Santos contou que sempre aparece alguém para dar pitacos como esses nos seus cosplays. Ela faz vários e hoje está como Ravena, que não é anime mas uma super-heroína da DC Comics.

10. “Escolhi esse cosplay porque não mostra o corpo, mas mesmo assim mexem comigo”.

A Princesa Peach foi ao evento se divertir, não ser cantada.

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

A Princesa Peach foi ao evento se divertir, não ser cantada. “Vim mais vestida, até porque sempre tive medo de ser chamada de cosplayer gorda”, conta a médica Maria Clara Galdi, que veio do Rio de Janeiro para a CCXP.

11. “Só faz cosplay quem tem peito!”

Apenas não, né? A Luísa Varani também já ouviu

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

Apenas não, né? A Luísa Varani também já ouviu “cosplay bom é cosplay de mulher gostosa”. Como se coubesse a algum cara definir quem faz ou não cosplay, seja da Asuna de “Sword Art Online” ou qualquer outro que ela queira fazer.

12. “Acham que nem conheço meu personagem”.

Claro, a pessoa vai construir um martelo desses sem nunca ter visto o anime. Como resposta, a Izabel Ferreira só quer mostrar a que veio a Diane de

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

Claro, a pessoa vai construir um martelo desses sem nunca ter visto o anime. Como resposta, a Izabel Ferreira só quer mostrar a que veio a Diane de “Sete Pecados Capitais”.

13. “Isso para mim é roupa de quem trabalha em boate”.

A Mulher-Gato pode trabalhar onde ela quiser, mas quer ser respeitada. E a cosplayer Iara Chagas, que ouviu isso de uma mulher durante um evento no qual tirava foto com crianças, não é obrigada, apenas.

Guillermo Santos / BuzzFeed Brasil

A Mulher-Gato pode trabalhar onde ela quiser, mas quer ser respeitada. E a cosplayer Iara Chagas, que ouviu isso de uma mulher durante um evento no qual tirava foto com crianças, não é obrigada, apenas.

14. “Me chamaram de cosputa”.

E se você diz isso para a Arlequina, merece o fim que vai levar. A Fabianne Barros não tem mais paciência para isso, não.

6 COMENTÁRIOS

  1. Tem umas que são mentira… como aquela: mulher nao entende de cosplay. Mas mulher fazer cosplay de Kratos, é a mesma coisa que um homem fazer cospley de mulher maravilha, é bacana, mas estamos todos alertas, a São Paulo capital, está , hoje em dia, amém nossa senhora da abadia, vejo calúnias no espaço sideral, meu pau é de cachorro, meus heróis estão mortos, preciso de uma amiga severa, que me coloque para comer, leite condensado. Entendeu? eu nao, obrigado, tchau, tchau, amém

  2. Como mulher digo que a maioria dessas declarações delas no cartazes vergonhosa, reclama por NADA nada pode ser dito que é ofensa basicamente. Triste por ler esse post.

  3. Não entendem mesmo. Fã de verdade sabe sobre personagens principais, secundários,tramas paralelas,bastidores da criação,etc…E elas estudam apenas o estritamente necessário. Alguém que gasta tempo, energia e, às vezes, dinheiro pra se fantasiar, imagina-se que a pessoa seja fã de carteirinha, sqn…Estão nessa só pra serem bajuladas pelos otários e, dos mais abastados, lucrar através do xereca…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here