“O segredo dos Deuses” dá nome a uma série de reportagens realizada pela emissora portuguesa TVI, que será exibida a partir desta segunda-feira, 11 de dezembro.

Dividida em dez matérias, o material investiga uma rede de adoções ilegais que levaria crianças portuguesas para outros países. Entre os acusados estariam bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, criada há quarenta anos por Edir Macedo.

Segundo a reportagem, feita a partir de entrevistas com famílias cujos filhos teriam sido roubados, a rede de tráfico agiria por meio do projeto Lar Universal, mantido pela Igreja Universal de Lisboa, durante a década de 1990.

“Estas mães literalmente foram roubadas”, ressalta jornalista

Na época, os abrigos recebiam crianças roubadas de famílias em situação de vulnerabilidade social para, posteriormente, serem adotadas por pastores de bispos a IURD. Para chegar às informações, as jornalistas Alexandra Borges e Judite França consultaram cerca de 10 mil documentos e 40 processos sobre os episódios que serão divulgados pela reportagem.

Através desse esquema, duas crianças, hoje apresentadas como netos de Edir Macedo, seriam vítimas do esquema, segundo informações do jornal português Público. Em sete meses de investigação, mães e crianças que foram separadas pelo esquema se pronunciaram sobre os crimes pela primeira vez após vinte anos.

Em entrevista à imprensa local, Alexandra ressalta que o objetivo da série de reportagens é resgatar um episódio criminoso em que mães e seus filhos são as principais vítimas. “Por muitos anos, estas mães foram a tribunais, Segurança Social, polícia e nada resolveu. Queremos que o Estado ouça estas mulheres”.

As reportagens serão exibidas de segunda à sexta-feira, até 22 de dezembro, nas próximas duas semanas, no Jornal das 8 da rede.




ATENÇÃO: Essa notícia possui caráter ficcional, com finalidade única de entretenimento. Nada contido aqui deve ser levado enquanto verdade, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.